sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Legado Empreendedor

Quinta, 26 de agosto de 2010 17:06

Leia na íntegra o artigo publicado no Jornal A Tarde (25/08/2010), que trata sobre os jogos esportivos mundiais e a janela aberta para que o país aproveite as circunstâncias para gerar novos negócios inovadores e sustentáveis, baseados em oportunidades.

O Brasil receberá, nos próximos 6 anos, um conjunto de eventos esportivos mundiais como poucas vezes visto: Olimpíadas Militares (2011), Copa das Confederações (2013), Copa FIFA (2014), Copa América (2015), Olimpíadas e Paraolimpíadas (2016). Esta mobilização, segundo o Ministério dos Esportes, causará uma dinâmica econômica da ordem de R$ 183 bilhões, entre investimentos em infra-estrutura, aumento na demanda por bens e serviços, dispêndios incrementais dos turistas nacionais e estrangeiros, assim como os resultantes do efeito cascata que os gastos realizados geram na economia e o impacto qualitativo na melhoria na percepção da sua imagem internacional, aumento do grau de confiança dos empresários e consumidores, entre outros fatores.

Em suma, as ações desenvolvidas têm um elevado potencial de resultar em ganhos de diferentes naturezas para o Brasil, em especial as Cidades Sedes, destacando-se os legados Físico, mais visível e tangível para a maior parte da população; o Social, fruto da geração de melhores condições de vida para a população; e Institucional, resultante da aproximação dos atores inseridos neste processo e do amadurecimentos das instituições. Cabe portanto a proposição de uma nova dimensão a ser incorporada e amadurecida no debate e nas práticas imediatas: o Legado Empreendedor.

Um dos mais importantes estudos internacionais sobre empreendedorismo (GEM, 2009) mostra que o povo brasileiro é um dos mais empreendedores, mas que, apesar disso, possui a menor proporção de empreendimentos com algum conteúdo inovador (8,2%). Soma-se o fato de que cerca de 40% daqueles que enfrentam os desafios empresariais fazem isso por necessidade, ou seja, por falta de opções e, consecutivamente, com menores chances de sucesso a longo prazo.

O empreendedorismo baseado na identificação de oportunidades é, por outro lado, a melhor opção apontada para o crescimento de uma nação, modelo implementado por inúmeros casos que hoje servem de inspiração para as novas políticas industriais e de desenvolvimento de regiões e países.

O Legado Empreendedor pode ser compreendido, portanto, como a geração e o aproveitamento de um conjunto de circunstâncias favoráveis à criação de novos negócios inovadores, rentáveis e sustentáveis em termos social e ambiental, resultando em ganhos que vão muito além do período de eventos esportivos. As condições são criadas a partir dos eventos, mas os benefícios perduram para além do período de realização dos mesmos.

Trata-se de uma enorme janela de oportunidades, que aponta para a importância da mobilização dos principais atores públicos e privados envolvidos neste setor, não apenas cobrando por políticas e ações públicas, mas principalmente voltando-se para uma articulação nacional e regional, que nos torne capazes de atender às expectativas dos órgãos internacionais como a FIFA e de tantos visitantes que conhecerão o Brasil pela primeira vez.

Atualmente, o Brasil recebe um fluxo turístico internacional equivalente ao da Argentina e 75% menor do que o México. Temos muitos gargalos e um padrão de serviços que precisa de muitos avanços para entrarmos neste imenso jogo competitivo mundial.

Por fim, cabe destacar a oferta recente de recursos financeiros divulgada pelas principais fontes de financiamento à inovação no país, destacando os editais Subvenção Econômica, da FINEP, o PAPPE Subvenção da Fapesb, assim como as linhas do BNDES, Banco do Nordeste e Desenbahia, entre outros.

* Autor: Flavio Marinho - Mestre em Administração, Coordenador da Incubadora de Negócios UNIFACS e sócio da BRAIN - Brasil Inovação - flavio@brasilinovacao.com.br

Fonte: http://www.brasilinovacao.com.br/brain-news/legado-empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário